Programada para o próximo sábado, dia 11, a iniciativa concentra as atividades do Dia Mundial do Meio Ambiente e conta com o apoio educacional de organizações não governamentais e instituições da sociedade civil.
Segundo as autoridades libanesas, a semana de prevenção visa reduzir as áreas queimadas este ano em pelo menos 25% de suas taxas anuais e insiste na necessidade de proteger as florestas em benefício da saúde do planeta.
O programa de atividades e campanhas comunitárias começará a partir da província norte de Akkar em todo o Líbano, com a participação de mais de 35 municípios, instituições e associações.
Dados oficiais indicam que nos últimos três anos a nação dos cedros perdeu cerca de 12.000 hectares de florestas como resultado de incêndios florestais.
Em 2019 foram queimados mais de 2.600 hectares de terra, no ano seguinte o número subiu para 7.100 com danos nas florestas de cedro da Reserva da Biosfera de Chouf e em 2021 os números ultrapassaram os 2.800 hectares e efeitos nos terrenos florestais em Akkar.
Sob o lema “One Earth”, as Nações Unidas convocaram para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente com a missão de alertar sobre os perigos climáticos, perda de habitat e poluição.
mem/yma/sc