O projeto, idealizado pelo líder histórico da Revolução Cubana Fidel Castro, chega a seis décadas com resultados satisfatórios e como um exemplo eloquente da política cultural cubana, disse à imprensa a vice-diretora do Centro Nacional de Escolas de Arte (Cneart), Elizabeth Castro. .
A instituição já formou mais de 35 mil alunos e é referência para outros 37 centros educacionais com a mesma finalidade distribuídos por todo o país, disse.
Ao longo dos anos, a ENA tornou-se uma academia de artistas por excelência, com resultados notáveis na formação de profissionais integrais, segundo gerações e contextos históricos, recordou Castro.
“(…) essa é a missão fundamental da escola de arte que Fidel sonhou e que continuamos hoje com esse artista integral, comprometido com a sociedade, profundamente humanista (…)”, disse o vice-diretor do Cneart.
Além disso, destacou nos egressos do centro a capacidade de desenvolver uma arte que permita perdurar a cultura nacional, enriquecendo-a a cada novo trabalho e projeto.
Outro dos pontos fortes do sistema de educação artística em Cuba é seu corpo docente, que conta com cerca de 4 mil pedagogos, encarregados de formar mais de 8 mil 700 alunos nas diferentes disciplinas.
Ele também destacou a projeção da ENA e dos demais centros educativos para a sociedade, principalmente dentro das comunidades, fruto do processo de formação desse artista integral que combina criação com pedagogia.
Nesse sentido, Castro significou os mais de 2 mil projetos de cultura comunitária que alunos e professores desenvolvem em todo o país.
No que diz respeito ao 60º aniversário da ENA, durante o resto do ano decorrerá um intenso programa de atividades, incluindo concertos, exposições, painéis, workshops e o I Simpósio Internacional de graduados de escolas de arte agendado para o mês de novembro.
Um dos momentos mais significativos da celebração acontecerá hoje na Sala Covarrubias do Teatro Nacional, com uma gala na qual alunos, professores, graduados e artistas cuja obra contribui para orientar a evolução cultural da Revolução nas diferentes manifestações vai participar.
car/ypp/glmv