Dada a impossibilidade de formar as 16 comissões do corpo legislativo, Berri pediu aos deputados que tomem seus assentos dentro de três dias para completar as nomeações sob a vigésima quarta legislatura do mandato 2022-2026.
Em dois momentos do dia, os 128 deputados da legislatura unicameral nomearam esta terça-feira os representantes da administração e justiça, finanças, saúde, refugiados, tesouraria, orçamento, meios de comunicação, obras e energia, desporto, ambiente, mulheres e crianças e agricultura e turismo.
Os grupos foram integrados entre nove, 12 e 17 deputados e segundo critérios de especialização e não em relação a cargos políticos.
Este processo porá fim ao calendário organizacional no Parlamento e abrirá caminho para consultas vinculativas a serem realizadas pelo novo governo.
Há 17 dias, o gabinete do primeiro-ministro Najib Miqati trabalha interinamente após as eleições legislativas realizadas em 15 de maio passado.
O Líbano reconhece 18 confissões de fé e o pacto nacional de independência da França em 1943 estabeleceu que o presidente da República deve ser um cristão maronita, o primeiro-ministro um muçulmano sunita e o chefe do parlamento xiita, e assim por diante com os demais cargos.
No entanto, o acordo de Taif de 1989, que pôs fim à guerra civil libanesa (1975-1990), estabeleceu uma fórmula de compartilhamento de poder baseada em cotas que concedem a cada uma das grandes comunidades religiosas (muçulmanas e cristãs) 64 cargos no parlamento.
acl/yma/glmv