Estes acordos fazem parte da 10ª sessão da Comissão Plenária Intergovernamental bilateral (6-8 de junho), cujo local principal é o Salón Vedado do Hotel Nacional de Cuba.
Falando na reunião, o diretor de Política Comercial com a Europa do Ministério de Investimento Estrangeiro e Colaboração Econômica (Mincex), Inalvis Bonachea, disse que a presença de uma grande delegação daquela nação na ilha é um sinal de vontade política.
Isto, disse ele, incentiva os dois governos e povos a fortalecer as relações econômicas e comerciais e a elevá-las a um nível qualitativamente mais alto.
Ele lembrou que a visita do presidente cubano Miguel Díaz-Canel Bermúdez a Cuba em outubro de 2019 foi um marco importante no fortalecimento desses laços.
Isto levou à assinatura do Plano de Ação conjunto entre os dois governos, cujas ações visam avançar em setores prioritários, tais como indústria, saúde, biotecnologia, turismo e tecnologias da comunicação.
Por sua vez, o chefe da delegação visitante, o vice-ministro das Relações Exteriores da Bielorrússia Evgeny Shestakov, enfatizou a importância da Comissão Plenária Intergovernamental e esperava que decisões muito concretas fossem tomadas para ambas as nações.
Disse que hoje eles têm a tarefa de definir o que foi alcançado no comércio, após a visita de uma delegação à ilha em dezembro de 2021, a fim de determinar as direções prioritárias nas quais eles irão avançar.
Belarus e Cuba estão atualmente sujeitos a sanções e grandes pressões, o que influencia o desenvolvimento econômico dos dois Estados, e é por isso que é muito importante manter e desenvolver contatos, admitiu ele.
No mesmo dia, as partes assinarão o Protocolo Final da 10ª Sessão da Comissão Plenária Intergovernamental Cubano-Belarusiana, também no Hotel Nacional de Cuba.
mem/rfc/bm