De acordo com o Ministro da Indústria, Desenvolvimento e Comércio, José de Jesús Bermúdez, os indicadores econômicos da nação centro-americana estão indo muito bem, apesar da crise, informa o Informe Pastrán.
“Acreditamos que podemos crescer este ano, embora não na escala do ano passado, mas com um crescimento considerável”, disse o ministro nicaraguense.
Bermúdez aludiu à chamada inflação importada devido aos altos preços do petróleo e apontou que na Nicarágua a inflação está em 4,05%, o que, disse ele, é bastante baixa em comparação com o que está acontecendo atualmente no mundo inteiro.
Também mencionou os níveis de exportação do país, que excedem 1,8 bilhões de dólares, acima do valor registrado no período de janeiro a maio de 2021.
O funcionário do governo também destacou o Plano Nacional de Combate à Pobreza 2022-2026 e o plano de Produção, Consumo e Comércio. A este respeito, ele destacou que esta última será lançada no ano corrente e tem entre suas principais diretrizes o aumento da produtividade e o treinamento da força de trabalho agrícola.
Por outro lado, sublinhou a iniciativa de expandir os mercados internacionais para a venda das exportações nicaraguenses.
jcm/ybv/bm