Com base nas experiências da instituição, são realizadas pesquisas que homenageiam as formas de fazer em Cuba para tratar crianças com essa condição com o objetivo de aperfeiçoá-las ou adaptar os conhecimentos e avanços do mundo às condições da ilha.
Conforme a diretora da instituição, Laude Cruz Camejo, disse à Prensa Latina, um elemento que identifica sua escola é o trabalho com a família, reconhecido por especialistas de outros países.
“Procuramos dotá-los das ferramentas e conhecimentos necessários para que aceitem a existência desta condição e se envolvam no trabalho das terapias”, explicou a especialista, que salienta que muitas vezes este é um fator determinante para progredir com as crianças.
Esta é uma educação que exige muitos recursos, não só humanos, mas também materiais, e Cuba garante que as crianças que precisam tenham acesso a eles gratuitamente e com alto nível profissional, acrescentou.
“Trabalhamos com crianças de um ano e meio a sete anos -diz Cruz Camejo- com o objetivo de conseguir uma intervenção precoce e oportuna que lhes permita desenvolver habilidades para sua inserção em outros contextos educativos em condições de inclusão”.
Cruz Camejo explicou que o centro educacional reúne conhecimentos e experiências de profissionais da saúde e da educação, que colaboram em projetos como Mostre-lhes o caminho, que, com o apoio do Unicef, socializa conhecimentos das ciências médicas e pedagógicas para maior inclusão.
A escola especial Dora Alonso, localizada na cidade escolar Libertad de Havana, foi fundada em 4 de janeiro de 2002 por Fidel Castro como uma das primeiras do gênero em Cuba a tratar menores com TEA.
Atualmente conta com uma matrícula de 94 crianças de todos os municípios da capital cubana. Possui um corpo docente de 48 professores, além de fonoaudiólogos, fisioterapeutas, psicopedagogos, instrutores de arte e professores de apoio.
O atendimento é individualizado e personalizado com salas de aula de até seis alunos. O desenho do edifício e sua configuração levam em consideração as necessidades dessas crianças que precisam de suporte visual para se localizar no espaço e compreender o uso dos elementos que as cercam.
car/jfs/ml