22 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Desafios dos novos atores econômicos em Cuba identificados

Jornada-ecpnpord2022

Desafios dos novos atores econômicos em Cuba identificados

Havana, 13 de jun (Prensa Latina) Atrasos no tempo, desabastecimento e dificuldades nos procedimentos são alguns dos conflitos identificados hoje pelas formas de gestão não estatal em Cuba para o desenvolvimento de seu comércio exterior.

Durante um intercâmbio realizado nesta segunda-feira entre novos atores econômicos e gestores de empresas exportadoras e importadoras, como parte da II Conferência Econômica Produtiva Cuba 2022, surgiram alguns desses desafios e suas possíveis soluções.

Das micro, pequenas e médias empresas (MIPYMEs) Guajiritos S.R.L., seu diretor Eduardo Bermúdez, insistiu na importância de ter entidades importadoras e exportadoras, pois resolvem um conjunto de problemas e agilizam processos.

No entanto, reconheceu, seu principal problema hoje são os horários de trabalho e outros conflitos que talvez possam ser resolvidos pela informatização.

Enquanto isso, o diretor do mipyme Quantum S.U.R.L, Andrea Alpuin, destacou as dificuldades de acesso aos componentes eletrônicos necessários para o reparo de máquinas específicas e o desenvolvimento de protótipos.

Por seu lado, o director da estatal Cinesoft, Iván Barreto, insistiu na necessidade de defender o estatuto jurídico dos projectos de desenvolvimento local para que possam aceder a estas opções de comércio externo e mercados grossistas.

Sobre essas questões, a vice-diretora do Grupo Empresarial de Comércio Exterior (Gecomex), Loretta Blanco, avaliou a medida de incorporação de formas não estatais de gestão às atividades de importação e exportação como um sucesso, pois permite que todos os atores se complementem com base no desenvolvimento econômico nacional.

“As empresas importadoras e exportadoras tiveram que adaptar estruturas, organizações e mentalidade para realizar essa exportação de forma detalhada, em pequenas quantidades e atender às demandas dos pequenos negócios”, disse.

Mas isso aconteceu mais rápido em algumas empresas do que em outras, ele reconheceu.

Persistem dificuldades associadas à capacidade de adaptação de procedimentos sem deixar de cumprir as regulamentações internacionais, pequenas compras por desconhecimento sobre o que esses novos atores demandam e a necessidade de encurtar prazos.

Alinhado a esses desafios, o diretor-geral da Gecomex, Aurélio Mollineda, defendeu a utilização de contratos como formas de estabelecer negócios e formas de exigir resultados ou soluções para eventuais descumprimentos.

Somos todos empresários, entre nós temos que nos tratar com ética e buscar conjuntamente soluções para os problemas, concluiu.

car/att/glmv

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES