De acordo com a fonte especializada, o fenômeno durará até sábado, e nessa etapa o termômetro registrará temperaturas mínimas de 20 graus Celsius durante as noites, com máximas pela manhã e pela tarde entre 35 e 38 graus Celsius na metade sul do país, com picos mais altos em áreas específicas.
Segundo os especialistas, o mercúrio sofrerá aumentos de dois dígitos durante esses dias em comparação com a média normal para essa época do ano, o final da primavera.
Uma depressão localizada nas proximidades do arquipélago da Madeira e das ilhas dos Açores, regiões atlânticas autônomas de Portugal, empurra uma massa de ar subtropical que levará ao forte calor que se faz sentir a partir de hoje em alguns territórios.
Frédéric Nathan, um especialista do Météo France, disse que a mudança climática é responsável pelos primeiros eventos de calor, o segundo da primavera na França, depois do registrado em maio.
A saúde e a agricultura, em meio à seca, são motivo de preocupação, particularmente na metade sul do país. Cada episódio canicular em solo francês traz de volta memórias tristes, especialmente o de 2003, que se diz ter matado pelo menos 15.000 pessoas.
Evitar exercícios físicos intensos, manter-se hidratado e proteger os idosos estão entre as recomendações das autoridades para lidar com ondas de calor, como a que está por vir.
acl/wmr/bm