Ambas as figuras nasceram em 14 de junho, para a qual “é uma data de ressonâncias patrióticas e revolucionárias; um dia de lembrança e homenagem”, escreveu o presidente em sua conta oficial no Twitter.
Ele destacou que Maceo e Che estão “unidos pela história, coragem, dignidade, luta pela justiça, radicalidade, anti-imperialismo, Cuba, a Pátria Grande” e suas “vidas exemplares sempre nos inspiram”.
Em particular, o Chefe de Estado salientou que o major-general Antonio Maceo, considerado um mestre no uso da tática militar e um líder de alto prestígio nos atos de independência: a Guerra dos Dez Anos (1868-1878) e a Guerra Necessária (1895 -1898), é um símbolo do guerreiro que nunca se rende.
Estima-se que o líder insurgente (qualificado como Titã de Bronze) tenha participado de mais de 600 ações de combate, incluindo cerca de 200 de grande relevância.
Em 1878, liderou o chamado Protesto de Baraguá, em oposição ao Pacto de Zanjón, tratado que encerrou a Guerra dos Dez Anos sem garantir o cumprimento dos principais objetivos da guerra: conquistar a independência e eliminar a escravidão.
Da mesma forma, Díaz-Canel lembrou uma frase do líder histórico da Revolução Cubana, Fidel Castro, que descreveu o guerrilheiro de origem argentina.
“Che reuniu, em sua personalidade extraordinária, virtudes que raramente aparecem juntas; ele se destacou como um homem de ação insuperável, mas Che não era apenas um homem de ação insuperável: Che era um homem de pensamento profundo, de inteligência visionária” destacou Díaz-Canel.
Ernesto Guevara desembarcou em Cuba junto com Fidel Castro e outros 80 membros da expedição do iate Granma em 1956 para iniciar a guerra de guerrilha contra a ditadura de Fulgêncio Batista (1952-1958).
Após o triunfo revolucionário em 1º de janeiro de 1959, foi presidente do Banco Nacional e ministro da Indústria.
Guevara foi um dos fundadores da Agência Latino-Americana de Notícias Prensa Latina (em 16 de junho de 1959), em um momento em que o país caribenho precisava se defender das campanhas midiáticas contra a nascente Revolução.
mgt/cgc/hb