“Da Argentina para o mundo! Ernesto “Che” Guevara de la Serna plantou no mundo os ideais revolucionários que mudaram a história, vitais para embarcar no caminho para o novo mundo que começa a tomar forma hoje, baseado na fraternidade, no respeito e na soberania “, escreveu Maduro em sua conta de rede social no Twitter.
Médico de profissão e com vocação de combatente revolucionário, estrategista militar, estadista, escritor e economista, Ernesto Guevara desempenhou um papel fundamental no triunfo da Revolução Cubana em 1º de janeiro de 1959 e na posterior construção do Estado socialista.
Fez parte da expedição do iate Granma liderada por Fidel Castro, e durante a guerra alcançou o posto de comandante e liderou a coluna Ciro Redondo que estendeu a luta armada até o centro da ilha e precipitou a queda da ditadura de Fulgêncio Batista .
Durante os primeiros anos da Revolução, foi nomeado presidente do Banco Nacional de Cuba e Ministro das Indústrias, além de presidir as delegações cubanas em visitas oficiais a vários países e representações do governo revolucionário em conclaves internacionais.
Em seu afã de levar a emancipação a outros povos do mundo, liderou uma frente de guerrilha no Congo e organizou a luta revolucionária na Bolívia, onde foi ferido em combate e capturado em 8 de outubro de 1967 em Yuro, e assassinado no dia seguinte.
Universalmente conhecido como Che, seus restos mortais foram localizados em 1997 e enviados para Cuba, onde repousam no Memorial que leva seu nome na cidade de Santa Clara, na região central da ilha.
mem/wup/hb