O financiamento corresponde à execução de um projeto de três anos de cerca de 170 mil euros para a reparação de 72 caminhões de limpeza de fossas e quatro caminhões de alta pressão, que necessitam de peças sobressalentes para a sua exploração.
A iniciativa faz parte da colaboração tripartida entre CubaCoop, o Serviço Interdepartamental de Saneamento da Aglomeração Parisiense (Siaap) e o Instituto Nacional de Recursos Hidráulicos (INRH) da nação antilhana, com base em um acordo assinado em janeiro de 2020.
Até agora, 120.000 euros foram transferidos da França, correspondentes à contribuição prevista para 2021 e 2022, de modo que restariam apenas os 48.000 acordados para o próximo ano, no qual as 76 equipes devem estar prontas.
Em declarações à Prensa Latina, o presidente da CubaCoop, Víctor Fernández, especificou que a iniciativa busca recuperar e modernizar a frota cubana de veículos especializados em tratamento de efluentes.
Entre os meios adquiridos com o financiamento estão rolamentos, vedações, juntas, paletes, válvulas e depressores para caminhões.
A CubaCoop participa de vários projetos destinados a apoiar o desenvolvimento socioeconômico de Cuba, tanto nacional como provincialmente, em setores que vão desde a segurança alimentar e hídrica até as energias renováveis, cultura e esportes.
Também tem a firme posição de condenar o bloqueio econômico, comercial e financeiro que os Estados Unidos impõem à ilha há mais de seis décadas.
acl/wmr/ls