Falando por videoconferência no Fórum Econômico Internacional em São Petersburgo, o presidente destacou vários acordos assinados nos últimos anos entre Moscou e Cairo, entre os quais citou a construção de uma usina nuclear na costa mediterrânea com tecnologia russa.
A usina de Dabaa faz parte de nossa estratégia de expansão e promoção do desenvolvimento de outras fontes de energia, observou.
Ele também se referiu ao estabelecimento de uma área industrial russa na Zona Econômica do Canal de Suez e acordos bilaterais para melhorar as redes ferroviárias do Egito.
O fórum está sendo realizado este ano sob circunstâncias políticas e econômicas sem precedentes e desafios estratégicos, disse El Sisi, referindo-se aos efeitos da pandemia de Covid-19 e do conflito na Ucrânia.
Por isso, destacou, esperamos que os resultados do evento contribuam para encontrar soluções efetivas para esses problemas, para mitigar o impacto da crise econômica global e suas repercussões negativas em muitos países.
A este respeito, salientou que o novo coronavírus causou graves danos à humanidade, tanto em termos de número de vítimas como em termos de recursos.
“Enfrentar esta crise internacional também requer um esforço internacional e a cooperação de todas as partes para normalizar a situação”, disse.
O presidente referiu-se em particular ao tráfego marítimo e à regularidade das cadeias de abastecimento, que incluem alimentos como cereais e óleos vegetais.
mv/rob/bj