“Dentro de três anos, a moeda digital nacional aparecerá em todos os estados que se prezem. E também teremos que construir uma cooperação transfronteiriça nessa área. Portanto, temos que estar prontos o mais rápido possível”, disse Skorobogátova à agência de notícias. Novidades TASS.
Na sua opinião, o rublo digital resolverá, entre outras coisas, o problema da desconexão do Swift, pois com tal integração esse sistema de transferência internacional de pagamentos não será mais necessário.
Ele informou que até o final de 2023 o regulador financeiro russo planeja desenvolver um roteiro para o lançamento do rublo digital com base nas experiências, aprendizados e erros cometidos. “Os testes em operações reais nos darão a oportunidade de entender o que precisa ser ajustado e melhorado, o que precisa ser mudado”, sublinhou, destacando o interesse demonstrado pelos bancos e outras estruturas não financeiras em testar o rublo digital.
Em meados de outubro de 2020, o Banco Central da Rússia apresentou em seu relatório o conceito do rublo digital, que assumiria a forma de um código digital único que seria armazenado em uma carteira eletrônica especial e transferido de um usuário para outro para realizar operações. você negocia
Skorobogatova observou que a participação das transações sem dinheiro no faturamento do país atingiu 75,5% e em breve aumentará para 80%.
Ela indicou que em abril o relatório do regulador financeiro russo registrou que a proporção de pagamentos não em dinheiro por bens e serviços no varejo atingiu 74,3% em 2021, em comparação com 70,3% em 2020.
De acordo com o Banco Central, o motivo é a transformação do mercado de serviços de pagamentos de varejo para uma maior utilização de instrumentos de pagamento não monetários.
jf/mml / fav