A entidade informou que a coleção entregue por seu diretor, Pedro Simón, grande parte da autoria daquele pesquisador literário, professor, crítico e escritor especializado em questões históricas, oferece um panorama da carreira da prima ballerina assoluta.
A cerimónia teve lugar no Auditório, espaço dedicado aos eventos mais significativos da casa de estudos superiores, com a colaboração de Félix Ortega, diretor da Cátedra de Rádio e Televisão Espanhola, e María Esther Pérez, professora da Universidade Internacional de Valência.
A lista de volumes doados inclui dois textos de José Lezama Lima sobre a bailarina, e aqueles intitulados Alicia Alonso: além da técnica, de María del Carmen Hechavarría, e A arte coreográfica de Alicia Alonso e O balé, uma devoção, de Pedro Simon, entre outros deste autor.
De acordo com a nota divulgada pela galeria de arte, a ação cultural faz parte das comemorações do trigésimo aniversário da fundação da Cátedra Alicia Alonso, atualmente denominada Instituto Universitário de Dança Alicia Alonso, com sede em Madri.
jf/dgh / fav