Da província de Holguin, localizada no norte desta região, a vice-governadora Yunia Perez salientou que a economia está baseada em seis setores prioritários, incluindo o turismo, a produção de níquel, a geração de energia e a indústria do ferro e do aço.
Durante sua apresentação, a funcionária destacou que o território possui atualmente vários itens exportáveis, entre eles enxofre e níquel e derivados de cobalto; tabaco, carvão vegetal, zeólito, produtos cerâmicos e fibras naturais.
Em termos de serviços, ele listou sol e praia, natureza, cidade e turismo cultural, uma versatilidade que torna o pólo Holguin o terceiro mais importante de Cuba.
Com relação ao investimento estrangeiro, Pérez explicou que atualmente existem 13 empresas em diferentes etapas, nas categorias de joint ventures ou com capital totalmente estrangeiro, contratos de gestão hoteleira e associação econômica internacional em risco.
No Portfólio de Oportunidades desta atividade no país, a província está representada com 46 projetos, dos quais nove são patrocinados pelo governo local.
Para promover estes e outros atributos, a Feira ExpoHolguín, o segundo evento comercial mais importante do leste de Cuba, acontecerá em 2023, com o anúncio oficial a ser feito esta tarde.
Holguín está participando da ExpoCaribe com 35 empresas, que reúnem os diferentes atores econômicos do território.
mv/mlp/bm