As equipes chegaram ao porto de Havana provenientes de Bruxelas e foram recebidas por autoridades da Direção Geral de Transportes de Havana, entidade que receberá 20 ônibus, para beneficiar as rotas operadas pelo terminal de Mulgoba, no município de Boyeros.
O embaixador belga em Cuba, Jean Jacques Bastien, disse à imprensa que a doação é um acordo do executivo de Bruxelas, fruto de um compromisso entre os Ministérios da Cultura de ambos os países em favorecer o transporte da população cubana.
Sublinhou que as ligações entre as duas nações são muito favoráveis a nível diplomático, cultural e académico, neste último a ilha é uma das principais nações do mundo onde as universidades belgas colaboram, e na cultura existem vários acordos para desenvolver eventos e investimentos.
Bastien comentou que o país caribenho está passando por uma situação econômica difícil como o resto do mundo, agravada pelo bloqueio dos EUA, além dos dois anos da pandemia de Covid-19 e agora o conflito na Ucrânia com um impacto muito importante. no preço do combustível e do grão.
“Esperamos que este presente da cidade de Bruxelas ajude a população da capital a ser menos afetada pelas limitações e problemas de transporte”, disse.
O embaixador belga destacou que esta doação contou com o apoio financeiro dos Ministérios da Cultura e Comércio Exterior e Investimento Estrangeiro de Cuba, bem como do governo de Havana para o transporte dos ônibus por via marítima.
Os equipamentos recebidos, de segunda mão e de fabricação belga, passarão por uma revisão técnica geral e adaptações para serem operados nas condições climáticas da ilha e, uma vez em operação, movimentarão cerca de 32.000 passageiros diariamente.
O diretor de planejamento da Direção Geral de Transportes de Havana, Lauger Medina, explicou que, dadas as limitações para adquirir peças e peças de reposição no mercado internacional devido às proibições do bloqueio, a capital paralisou 50% de sua frota de ônibus. .
Os 80 ônibus doados pelo Japão em janeiro deste ano e agora a doação da Bélgica, como expressão de apoio e solidariedade a Cuba, contribuíram para melhorar essa situação.
oda/crc/glmv