O ministro colocou uma oferenda de flores no mausoléu de El Cacahual, localizado a sudoeste de Havana, em memória do major-general Antonio Maceo (1845-1896).
A cerimônia foi presidida pelo Vice-Ministro Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas Revolucionárias de Cuba, General de Divisão Roberto Legrá.
No encontro, Martin Pine descreveu a nação caribenha como grande amiga da Namíbia pela história comum que compartilham, bem como agradeceu o trabalho humanitário da ilha ao acolher os jovens namibianos durante a ocupação do apartheid em seu país.
Fui um dos jovens que vieram a Cuba há 41 anos; Cuba ocupa um lugar especial no meu coração, ressaltou.
Durante sua estada na ilha, o ministro desenvolverá um amplo programa para fortalecer os laços bilaterais, anunciou o Ministério das Forças Armadas Revolucionárias, via Twitter.
Estabelecida em 21 de março de 1990, as relações entre Cuba e Namíbia abrangem diversas áreas de colaboração. Centenas de profissionais cubanos nas áreas de saúde, educação, esportes, construção e outras esferas atualmente prestam serviços no país africano.
A Namíbia mantém uma posição de denúncia em organismos internacionais contra o bloqueio econômico, comercial e financeiro imposto pelos Estados Unidos a Cuba, que classificou como desumano e injusto.
rgh/mks/glmv