“A cooperação no campo do transporte e gestão dos recursos do Mar Cáspio e a prevenção da presença de estrangeiros estão na agenda dos Estados litorâneos do Cáspio”, disse Raisi minutos antes de sua partida para a cúpula.
O chefe de Estado persa lembrou as relações entre o Irã e o Turcomenistão nas últimas três décadas e disse que manteria conversações com as autoridades turcomenas durante sua visita.
A segurança na região do Mar Cáspio é um dos temas em discussão no fórum regional, que é considerado um patrimônio comum dos estados litorâneos com uma população de mais de 270 milhões de habitantes.
Os ministros das Relações Exteriores dos países do Mar Cáspio – Rússia, Irã, Cazaquistão, Azerbaijão, Cazaquistão e Turcomenistão – também se reuniram na terça-feira para rever a cooperação.
Durante a visita de Raisi a Ashgabat, ele tem um encontro marcado com seu colega russo Vladimir Putin, a segunda reunião entre os dois líderes desde que o presidente persa tomou posse em agosto de 2021, a primeira vez foi em Moscou (capital da Rússia), em janeiro deste ano.
mem/ynr/bm