22 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Chanceler chilena quer uma única voz da América Latina

Chanceler chilena quer uma única voz da América Latina

Por Fausto Triana
Madrid, 30 Jun(Prensa Latina) O Chile ponderou hoje seu desejo de que a América Latina projete suas mensagens com uma só voz, independentemente das diferenças conceituais, em uma reivindicação de unidade e força.

Durante a Tribuna da EFE na Casa da América em Madri, a ministra das Relações Exteriores do Chile, Antonia Urrejola, admitiu que anseia pela posição assumida pela União Européia (UE) diante de problemas comuns, embora certamente não ser fácil alcançá-lo.

Respondendo a perguntas da Prensa Latina, a diplomata do Governo de Gabriel Boric reconheceu que talvez existam muitas plataformas e não deveriam ser criadas mais. “CELAC, Mercosul, Comunidade Andina e até a própria OEA são válidos, mas devemos construir pontes de entendimento e unificar estratégias”, disse.

Ela disse que, naturalmente, é muito melhor promover relações em uma área de proximidade ideológica como está acontecendo agora na América Latina. No entanto, ressaltou que, nesse sentido, o mais importante é mergulhar nas questões concordantes e deixar de lado as diferenças.

Urrejola, diante da preocupação da Prensa Latina, concordou que o aspecto econômico acabará sendo um elemento crucial para o sucesso do governo Boric, embora o plebiscito constitucional de 4 de setembro tenha um peso extraordinário.

“Isso não significa que o nosso governo irá falhar se uma nova Constituição não for aprovada. Ninguém o faz esperando mudar a Carta Magna. Obviamente, gostaríamos muito que ela fosse aprovada e pessoalmente estou otimista, não pago atenção às urnas. Será visto em setembro”, argumentou a chanceler chilena.

Indicou que ao assumir responsabilidades no Palácio de la Moneda, Boric e sua equipe se viram “numa montanha russa”, com todos os altos e baixos, “embora nosso presidente venha do movimento estudantil, da rua, ele é uma liderança diferente”.

Além da juventude, do caráter, ele sabe ouvir, consegue empatia com seus interlocutores na rua e isso é muito relevante, ressaltou.

A chefe da diplomacia em Santiago avaliou muito a sua visita a Espanha, onde se reunirá amanhã com o seu homólogo, José Manuel Albares, e com a ministra dos Direitos Sociais e da Agenda 2030, Ione Belarra, que também é líder do partido Podemos .

Urrejola destacou a importância do país ibérico como porta de entrada para a Europa e a oportunidade de encontro com empresários espanhóis, que têm um peso considerável na economia chilena.

Estamos agora imersos em direcionar uma reforma tributária, mas em busca do maior consenso, o ministro da Fazenda reuniu-se com todos os seus antecessores, porque a economia, após a crise com a pandemia e a atual crise energética, marcará nosso futuro, ele adicionou.

O chefe da Secretaria-Geral Ibero-Americana, Andrés Allamand, ex-chanceler chileno, os embaixadores Javier Velasco (Chile) e Ricardo Alfonsín (Argentina), e o diretor da Casa de América, Enrique Ojeda, estiveram presentes na reunião.

mem/ft/jcfl

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES