A mensagem se referia às compras de gás não-russo nos próximos meses a fim de reduzir rapidamente a alta dependência (80%) dos fornecimentos da empresa estatal russa Gazprom.
Em uma declaração, o Ministério do Clima austríaco anunciou na segunda-feira os pontos-chave para a promoção da diversificação do gás, elaborada pelo governo em conformidade com uma nova lei recentemente aprovada no Parlamento.
Eles afirmam que as empresas que trazem gás natural não-russo para a Áustria e o utilizam aqui de 1 de julho a 31 de dezembro de 2022 receberão financiamento para cobrir parte dos custos adicionais.
Ele enfatiza que os subsídios de fontes alternativas ao gás da nação eslava reduzirão a dependência energética da Áustria, que compra 80% de seu gás importado da Rússia, embora parte dele seja exportado.
Entretanto, é condição para o subsídio que o gás seja armazenado em tanques de armazenamento austríacos ou consumido na Áustria, aponta o ministério.
A Áustria teme que não será capaz de encher os tanques de gás, que atualmente estão em 45%, antes do início da estação de aquecimento.
mv/rfc/bm