24 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Sobe a 16 o número de mortos em inundação de caverna sagrada na Índia

Amarnath

Sobe a 16 o número de mortos em inundação de caverna sagrada na Índia

Nova Deli, 9 jul (Prensa Latina) Os mortos na inundação da caverna sagrada de Amarnath, no sul da Caxemira, aumentaram para 16 hoje, enquanto mais de 40 pessoas que fizeram uma peregrinação continuam desaparecidas e 65 ficaram feridas.

As fortes chuvas provocaram uma forte descarga de água em um canal adjacente à gruta causando o desastre na caverna, que fica a 3.888 metros acima do nível do mar.

Enquanto isso, as operações de busca e resgate estão em andamento para encontrar os desaparecidos e mais de 15.000 peregrinos foram resgatados.

Não há deslizamentos de terra, mas continua chovendo, embora não haja problemas no trabalho de resgate, informou o jornal Daily News and Analysis.

Quatro equipes da Força Nacional de Resposta a Desastres (NDRF) com mais de 100 socorristas estão envolvidos nos esforços de resgate ao lado do Exército indiano e outras entidades, disse o diretor-geral da NDRF, Atul Karwal.

Mais de 100.000 pessoas fizeram suas orações no santuário da caverna e a yatra (peregrinação) estava programada para terminar em 11 de agosto para Raksha Bandhan, um festival hindu e secular que celebra o amor e o dever entre irmãos e irmãs.

As autoridades disseram que o Amarnath Yatra, que começou em 30 de junho, foi suspenso devido à tragédia e uma decisão será tomada sobre sua retomada assim que as operações de resgate terminarem.

O Departamento Meteorológico da Índia disse que o evento da caverna de Amarnath foi devido a um evento de chuva muito localizado, que ocorreu à tarde e despejou chuvas fortes e espessos fluxos de lama pelas encostas da caverna.

A enchente varreu dezenas de pessoas e inundou lojas e cozinhas comunitárias com lama e pedras que caíram encosta abaixo.

As águas da enchente atingiram o acampamento base fora do santuário, danificando 25 barracas e três cozinhas comunitárias que servem comida aos peregrinos, segundo as autoridades.

Foram instalados hospitais provisórios para atender os feridos e um centro de comando integrado, além de estabelecer telefones para atender as famílias dos atingidos.

car/abm/ml

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES