Territórios como Gironde, Tarn-et-Garonne, Landes, Gard e Vaucluse poderiam registrar as temperaturas mais altas, que irão subir à medida que a semana avance, com picos esperados no sábado e domingo em todo o país.
O relógio de ondas de calor poderia voltar à França depois da onda de calor precoce que atingiu em meados de junho, com a grande maioria dos departamentos colocados em alerta vermelho ou laranja.
Registros absolutos foram então relatados em cidades e comunas como Pissos, com 43,4 graus, a partir de 41,7, Belin-Béliet (43,2-41,9), Biarritz (42,9-40,6), Soort-Hossegor (42,4-41,3), Pointe de Socoa (42-41,9) e Aicirits (42-40,6), assim como em pelo menos 10 outros lugares.
Cada aumento dramático da temperatura é geralmente acompanhado por recomendações, incluindo a hidratação e a manutenção em locais frescos, evitando exercícios pesados e álcool.
O impacto da mudança climática no planeta tem entre suas consequências um aumento na frequência e na duração das ondas de calor na Europa.
Em solo francês, episódios de extremo calor trazem lembranças tristes, especialmente o de 2003, que ceifou pelo menos 15.000 vidas.
mem/wmr/bm