23 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

EUA solicitado a retirar Cuba da lista de terroristas

Cuba-EEUU-listado-de-terroristas

EUA solicitado a retirar Cuba da lista de terroristas

Nova Delhi, 11 jul (Prensa Latina) Cuba deve ser retirada da lista de países patrocinadores do terrorismo elaborada unilateralmente pelos Estados Unidos, afirma um artigo no portal indiano Peoples Dispatch.

Os escritos do músico Roger Waters e os intelectuais Vijay Prashad e Manolo De los Santos afirmaram que, para Cuba, não há um fragmento de evidência de que tenha oferecido tal apoio a atividades terroristas.

Ressaltou que o país caribenho tem sido vítima de atos de terrorismo dos Estados Unidos desde 1959, incluindo uma invasão em 1961 (Playa Girón) e repetidas tentativas de assassinato contra seus líderes (638 vezes contra Fidel Castro).

Cuba tem uma longa história de internacionalismo sanitário com médicos e medicamentos que são uma visão familiar do Paquistão ao Peru, disse ele.

Por que um país que inunda o mundo com cuidados médicos sendo apontado como um patrocinador estatal do terrorismo, perguntava a publicação.

A designação de Washington de Cuba como patrocinador estatal do terrorismo prejudica profundamente a capacidade do governo cubano e de seu povo de realizar as funções básicas da vida.

O imenso poder do governo americano sobre o sistema financeiro global significa que bancos e comerciantes se recusam a fazer negócios com Cuba por medo de represálias dos EUA por quebrar o bloqueio.

Devido a este bloqueio, as empresas se recusam a vender para Cuba matérias-primas, reagentes, kits de diagnóstico, medicamentos e dispositivos farmacêuticos, e uma série de outros materiais necessários para operar o excelente mas estressado sistema de saúde pública e ciência de Cuba.

O presidente americano Joe Biden poderia tirar Cuba desta lista com um traço de sua caneta, mas não o fez por razões de conveniência política, observou o artigo.

Uma veia de rancor percorre as políticas dos EUA contra Cuba, uma ilha que demonstrou durante a pandemia de Covid-19 como seu processo revolucionário cuida de seu povo.

O exemplo da saúde pública em Cuba, apesar de ser uma pequena nação insular, deveria ser exportado para o mundo inteiro, disse ele. jf/abm/bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES