Os prêmios serão entregues no Centro de Convenções da capital, nas seções de ciências agrárias, naturais, exatas, técnicas, biomédicas, sociais e humanísticas.
Entre os resultados que obterão reconhecimento estão a detecção e identificação molecular de patógenos transmitidos por carrapatos em cães, oportunidades de biofertilização de culturas e aplicações de ozônio na agricultura em Cuba.
Também a Porvac®, vacina contra a peste suína clássica, segura e que confere imunidade protetora de longa duração, contribuições técnico-científicas para o desenvolvimento da energia eólica e gestão de riscos em práticas médicas com radiações ionizantes.
Da mesma forma, prêmios serão concedidos para pesquisas relacionadas ao aditivo plastificante de origem microbiana para a produção de concreto pré-fabricado em Cuba, sequências de proteínas e genoma do vírus SARS-CoV-2, vulnerabilidade das áreas de nidificação de tartarugas marinhas às mudanças climáticas e a taxonomia na flora de Cuba (1998-2020), entre outros.
car/joe/cm