Durante o Fórum Empresarial Cuba-México 2022, Guerrero destacou os laços de amizade entre as duas nações, e seu forte significado histórico com raízes profundas.
Nesta reunião, disse ele, os empresários mexicanos buscarão, de suas respectivas trincheiras, caminhos e espaços para alcançar condições comerciais de sucesso, e estamos aqui com representantes de nossos respectivos governos para ajudá-los neste esforço.
Por sua vez, o presidente da Câmara de Comércio Cubana, Antonio Carricarte, destacou o apoio e o acompanhamento do México contra o bloqueio econômico, comercial e financeiro imposto pelos Estados Unidos contra a ilha há mais de seis décadas.
O México é um mercado natural para Cuba e participa de nossa economia no pagamento de matérias-primas importantes; se nos unirmos em uma aliança integral, podemos transformar os obstáculos, acrescentou ele.
Segundo Carricarte, existem 11 empresas em operação entre os dois países, incluindo três na Zona Especial de Desenvolvimento de Mariel. Elas estão divididas em quatro associações econômicas internacionais, cinco joint ventures, duas das quais são totalmente de capital mexicano.
O Fórum Empresarial Cuba-México é um cenário para representantes de 146 entidades cubanas e mais de 100 empresários mexicanos trocarem ideias e desafios em termos de atração de negócios e comércio, uma oportunidade que também incluirá a participação de novos atores econômicos na ilha.
Durante dois dias no Hotel Nacional De Cuba, eles discutirão sobre agroalimentos, logística, turismo, biotecnologia e produtos farmacêuticos, energias renováveis e cultura.
Atualmente, as principais exportações de Cuba para o México são os derivados de ferro e aço, álcool, charutos, tabaco e máquinas, enquanto as importações estão centradas em alimentos, medicamentos, produtos químicos e minerais, embalagens, equipamentos de refrigeração e produtos de limpeza.
mgt/crc/tdd