Nesta sexta-feira chegarão os restos mortais do menino Pascual Melvin Guachiac (13 anos), natural de Nahualá, no departamento de Sololá, informou o chanceler.
O Minex explicou que o corpo chegará às 11h41, horário local, na alfândega da Comissão de Exportação e Importação, onde será recebido por familiares e autoridades governamentais.
Posteriormente, será transferido por via terrestre para seu local de origem como parte das ações coordenadas pela chancelaria e pelo Conselho Nacional de Atenção ao Migrante da Guatemala.
De acordo com a nota oficial publicada na véspera, está previsto um voo para sábado, dia 16, com os caixões dos outros dois menores, Juan Wilmer Tulul (14 anos) e Jonny Tziquin (17 anos), que também foram encontrados mortos em um trailer abandonado em San Antonio, Texas, em 27 de junho.
O chaceler também coordena o repatriamento o mais rápido possível das vítimas fatais restantes, todas adultas, identificadas por impressões digitais com o apoio do Cadastro Nacional de Pessoas.
rgh/mmc/ls