Em seu perfil no Twitter, o presidente observou: É um verdadeiro prazer receber os jovens americanos que visitam Cuba nestes dias no Palácio da Revolução.
Falamos de economia, socialismo, até música e esportes. Reafirmamos as pontes de solidariedade e amor que unem nossos povos. #CubaPorLaPaz, acrescentou.
Díaz-Canel dialogou na vespera com uma vintena de jovens da alta casa de estudos com fortes vínculos com a nação caribenha, acompanhado pelo ministro da Cultura, Alpidio Alonso, e Abel Prieto, presidente da Casa das Américas, institução que auspicia o curso de verão.
Na reunião, o chefe de Estado compartilhou sua certeza de que poderia haver “muitas pontes” entre Cuba e os Estados Unidos, porque “nossos povos vão se conhecer melhor, vão se amar mais”.
Nós para o povo dos Estados Unidos o que sentimos é uma relação de respeito, amizade, fraternidade; elementos culturais, históricos, de relacionamento nos unem; a nossa discussão é com o Governo, pela forma como nos tem tratado, expressou nesse contacto.
Ele também ofereceu uma explicação abrangente dos propósitos do socialismo cubano, dirigido – disse ele – para alcançar a maior justiça social possível.
De acordo com o site da Universidade, o objetivo deste programa é promover experiências orientadas à pesquisa em que palestras e interações com colegas de diferentes países proporcionem uma compreensão mais profunda de questões globais.
rgh/evm/glmv