Em nome de seus colegas do @PartidoPCC, que honrou com seu caráter exemplar, e do povo de #Cuba, a quem dedicou sua vida incansavelmente, nosso sincero abraço à família e amigos do Comandante José Ramón Balaguer Cabrera, o presidente escreveu em seu perfil no Twitter.
Balaguer, que faleceu no dia anterior, serviu em vários cargos militares, diplomáticos, partidários e governamentais até que em 2019 pediu a sua libertação por doença.
Desde 1952 aderiu à luta contra a tirania de Fulgêncio Batista, razão pela qual foi preso. Em 1958 ingressou no Exército Rebelde como combatente e médico da II Frente Oriental Fran País.
Após o triunfo da Revolução, ocupou vários cargos militares e na direção do Partido Comunista de Cuba (PCC) e foi membro do Comitê Central, seu secretariado e do Birô Político.
Ele também atuou como embaixador cubano na União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, mais tarde na Federação Russa, deputado à Assembleia Nacional do Poder Popular e Ministro da Saúde Pública.
Foi fundador do PCC e recebeu diversas condecorações e reconhecimentos concedidos pelo Conselho de Estado. De acordo com um comunicado divulgado na televisão cubana, ao morrer deixou como legado um exemplo de consagração, responsabilidade e lealdade.
Suas cinzas serão expostas hoje no panteão dos veteranos do cemitério Colón, nesta capital, e posteriormente transferidas para o mausoléu dos combatentes da Frente Oriental Frank País II, em Santiago de Cuba.
rgh/evm/glmv