6 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Cuba e China convergem na obra pictórica da artista Flora Fong

Cuba e China convergem na obra pictórica da artista Flora Fong

Por Danay Galletti Hernandez
Havana, 18 jul (Prensa Latina) As culturas asiática e caribenha convergem harmoniosamente na obra da artista plástica Flora Fong, inspirada nas paisagens de Cuba, sua pátria, e da China, pátria de seus ancestrais.

Em declarações à Prensa Latina, fez alusão às influências do sol, às diversas tonalidades do oceano e à cumplicidade do vento, somadas à multiplicidade de elementos apropriados às técnicas orientais e à estrutura composicional característica da arte naquela região.

Desde meados da década de 1980 Fong, natural da província de Camagüey, expressa esse sincretismo além de seu nome, em suas peças nascem palmeiras cubanas de caracteres chineses e a poesia visual combina camponeses com dois conceitos do taoísmo: yin e yang.

A ilustradora explicou como a idiossincrasia, as raízes e a espiritualidade de ambos os países “correm em suas veias”, e a série Remolinos y ciclones, exibida pela primeira vez na Havana Gallery, envolve a força interior desse fenômeno meteorológico com gestos caligráficos asiáticos.

Sua paisagem é um casamento cultural de linhas, pinceladas e cores que recebe a herança dos dois territórios, embora a sensibilidade e inclinação para a arte venha especialmente de seu pai, renomeado Francisco e da extensa cidade portuária de Cantão.

“Desde pequeno ele nos transmitiu seus valores e costumes. Ele sempre teve um olhar lânguido enquanto lembrava de seu país de origem, talvez pela saudade de um possível retorno, e ficamos muito curiosos sobre como ele desenhava tudo as contas com o ábaco”, evocou.

Segundo Fong, durante a pandemia de Covid-19, a figura humana, ignorada por vários anos em suas composições pictóricas, tornou-se o meio de expressão por meio de sua série Nasobuqueñas, uma homenagem de cores e leques às mulheres cotidianas e um reflexo de o drama social.

Esta coleção recente, somada a outras anteriores como tabaco, frutas e girassóis, reflete os rostos das mulheres inseridas nas artes plásticas na maior das Antilhas, sobretudo, a Tropical Gitana de Víctor Manuel, e está atualmente a planear o seu percurso com China.

Flora visitou a nação asiática quatro vezes com diferentes projetos e exposições, a primeira em 1989, e em todas as ocasiões observou a perseverança, o sacrifício, o desenvolvimento, a disciplina, o crescimento e as transformações daquela sociedade.

“Tenho esse sedimento e formação, perceptíveis na minha vontade criativa, força expressiva e segurança dos meus traços. Isso alimenta a minha alma e impulsiona a concepção de novos trabalhos”, concluiu Fong que também sonha com o Prêmio Nacional de Artes Plásticas.

jf/dgh/ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES