Tal programa é realizado pelo Ministério da Agricultura cubano (Minag) com assistência técnica da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), disse um comunicado do escritório dessa entidade em Havana.
Inclui o município de Los Arabos, na província ocidental de Matanzas; Corralillo, Quemado de Güines e Santo Domingo em Villa Clara, na zona central, e Jobabo, Amancio e Colômbia, pertencentes a Las Tunas, no território oriental. Entre os resultados do projeto, espera-se o desenvolvimento, discussão e análise de reformas que apoiem a implementação de sistemas agroflorestais, silvipastoris e florestais para melhorar a resiliência climática e os serviços ecossistêmicos.
Este programa é financiado pelo Fondo Verde para el Clima conforme relatado em oficina recentemente realizado com a participação de executivos do Minag e seus grupos agropecuários, além dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente e Economia e Planejamento, e outras instituições.
O principal objetivo do evento foi trabalhar no desenvolvimento e aprimoramento de políticas públicas e ferramentas de gestão que contribuam para o desenvolvimento do setor florestal no país.
mem/rs/ls