A reunião encerrou a visita de trabalho ao país centro-americano do líder cubano, que assinou um Memorando de Entendimento para promover a colaboração em setores como saúde, medicamentos, educação, transporte e esportes, de acordo com sua conta no Twitter.
O acordo foi assinado do lado hondurenho pelo Ministro das Relações Exteriores, Eduardo Enrique Reina, que disse que ele abre a possibilidade de novas formas de cooperação em ciência e tecnologia, programas de alfabetização e bolsas de estudo, entre outros.
O Ministro das Relações Exteriores reconheceu que Cuba tem muito a ensinar em termos de saúde e educação pública, conquistas sociais e realizações universalmente reconhecidas, razão pela qual ele endossou a importância deste valioso conhecimento para seu país, de acordo com uma nota publicada pela Mincex.
Reina também expressou a solidariedade do governo hondurenho com a ilha diante do bloqueio econômico, comercial e financeiro dos Estados Unidos, e reafirmou a posição de condenação da interferência e intervenção na autodeterminação do povo cubano e em seus assuntos internos.
Malmierca disse que o memorando “representa o renascimento e o fortalecimento dos laços de fraternidade, solidariedade e cooperação entre a nação centro-americana e a maior ilha antilhana”.
mgt/kmg/bm