O ministro da Saúde Pública, José Ángel Portal, disse aos deputados da Comissão de Saúde e Desporto da Assembleia Nacional do Poder Popular que o comportamento deste vírus costuma crescer nesta altura do ano devido ao ciclo de vida do mosquito Aedes aegypti.
Soma-se ao exposto o aumento da taxa de incidência da doença de abril a junho juntamente com os focos de infestação do agente transmissor, o que tem ocasionado um aumento significativo de casos suspeitos e confirmados.
Segundo a vice-ministra do setor, Carilda Peña, 3 dos 4 sorotipos da dengue circulam no país, um deles não detectado aqui há 6 anos, o que aumenta a possibilidade de reinfecção ou desenvolvimento de formas graves, principalmente em crianças.
A busca ativa de pacientes, o isolamento de casos suspeitos e confirmados e o trabalho de detecção de focos vetoriais estão entre as principais ações de enfrentamento às arboviroses.
Portal disse que a situação económica obriga a concentrar esforços nas áreas mais complexas, mas existem potencialidades como experiências acumuladas, capacidade diagnóstica e a criação de um grupo de cientistas para avançar em novas formas de diagnóstico e tratamento.
No encontro, os dirigentes do MINSAP deram conta de outros indicadores da situação epidemiológica do país, incluindo o comportamento da Covid-19, doença atualmente controlada mas em crescimento.
Peña disse que os níveis de imunização alcançados na ilha protegem contra a subvariante BA.5, atualmente dominante na circulação do SARS CoV-2, mas – embora haja controle da doença – nas últimas semanas o número de casos tem crescido. casos confirmados.
Cuba anunciou ontem o reforço das medidas anti-Covid-19, como o uso de máscaras em transportes públicos e creches, além de ampliar a imunização com o reforço com suas vacinas em outros grupos populacionais.
Os deputados aprenderam que a vigilância epidemiológica continua no país caribenho para detectar qualquer caso de varíola ou hepatite infantil de origem desconhecida, até agora sem presença no país.
Portal asseverou que o sistema de saúde cubano também deve responder a outras demandas que foram limitadas pelo impacto da Covid-19, incluindo o diagnóstico e atendimento de doenças crônicas não transmissíveis, três das quais estão entre as principais causas de morte da nação.
Nesta terça-feira, as comissões permanentes de trabalho da ANPP se reúnem no Centro de Convenções de Havana, cujo IX período ordinário acontecerá de amanhã até 23 de julho.
car/jfs/glmv