O legislador fê-lo perante uma das comissões permanentes de trabalho da Assembleia Nacional do Poder Popular (ANPP), que debateu questões sensíveis para o país no prelúdio da nona sessão ordinária da actual legislatura do Parlamento.
Martínez disse que a música cubana enfrenta o fechamento dos mercados devido à política de vedação exercida pelos Estados Unidos há mais de 6 décadas.
Os músicos cubanos são perseguidos, difamados e os seus concertos são bloqueados, disse o legislador, que falou durante a apresentação do Ministério da Cultura sobre a proposta para o sistema empresarial da música na ilha.
O deputado de Havana disse que o desenvolvimento desse sistema ocorre em um cenário adverso para os artistas e suas próprias obras, que não escapam da hostilidade dos EUA contra Cuba, seu povo e sua cultura.
Lisette Martínez, por sua vez, reconheceu a proteção do Estado e do governo cubano aos músicos durante a pandemia de Covid-19, em um momento em que os shows culturais foram cancelados.
No mesmo sentido, expressou-se o músico e deputado Oslando Chacón, que também exortou a recuperar os espaços culturais nas cidades, que há mais de dois anos estão encerrados devido às medidas de distanciamento social para evitar a transmissão da doença.
car/ool/glmv