O álbum de 10 músicas aborda temas identificadores do concurso de música eletrónica, bem como as obras vencedoras nas edições realizadas entre 2017 e 2021, cuja última nomeação ocorreu virtualmente devido ao impacto da Covid-19 na ilha, aponta a Portal Cubarte.
Da mesma forma, o fonograma presta homenagem ao fundador do encontro internacional Suylén Milanés, também promotor deste projeto realizado em conjunto com a PM Records, com a obra musical de Edesio Alejandro, Esteban Puebla, Iván Lejardi, David Casas, Francis del Río , San Tony e o coro do Conjunto Folclórico Nacional e a produção de Mario Oliva.
Entre as peças premiadas, que apostam na fusão da cena eletrônica com ritmos tradicionais, estão as músicas Matanka, da dupla de DJs/produtores Kanbu; Oh dança, de Shekeraq; Amanhã, do MNO Scram; Marieta, da Johnex e Ritual, do FragolClub, destacam o texto.
A placa constitui uma amostra fiel da presença da identidade cubana nas composições desta expressão musical no país, refere o documento, ao mesmo tempo que promove uma sonoridade crescente no seio da indústria discográfica local.
De acordo com Mauricio Abad, diretor artístico do Festival Internacional de Eyeife, as obras têm alta qualidade, apesar da juventude de seus autores, a maioria com menos de 25 anos; à sua formação empírica e à tecnologia rudimentar que possuem.
rgh/lbl/glmv