Nesse contexto, o ministro da Cultura do país sul-americano, Tristán Bauer, fará um discurso por videoconferência na cerimônia de abertura e a cineasta Lucrecia Martel fará parte do júri que escolherá os filmes vencedores do prêmio Tiantan 2022 , concedido pelo concurso.
O referido comité será presidido pelo diretor chinês Li Xuejian e terá também como membros os compatriotas Qin Hailu e Wu Jing, o britânico Malcolm Clarxe e o italiano Michelangelo Frammartino.
Será a primeira vez que Martel participa de um evento cinematográfico na Ásia e antes disso liderou o júri do Festival Internacional de Cinema de Veneza 2019.
Por outro lado, os organizadores especificaram que o evento de Beijing continuará focado na cooperação na região da Ásia-Pacífico e convidará as indústrias cinematográficas e televisivas dos países da Associação das Nações do Sudeste Asiático a participar.
O Festival estará em sessão de 12 a 21 de agosto com a exibição de uma centena de filmes nacionais e estrangeiros.
Também incluirá uma retrospectiva de 14 longas-metragens do famoso diretor grego Theodoros Angelopoulos (19035-2012) com alguns dos títulos exibidos pela primeira vez na China continental.
mem/ymr/jcfl