23 de December de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Várias primárias nos EUA testarão a influência de Trump

Trump-1

Várias primárias nos EUA testarão a influência de Trump

Washington, 2 ago (Prensa Latina) Cinco estados da União estão realizando primárias altamente vigiadas hoje, várias das quais são consideradas os últimos testes do domínio do ex-presidente Donald Trump sobre o Partido Republicano.

Eleitores no Arizona, Kansas, Michigan, Missouri e Washington decidirão os candidatos ao Senado, Câmara e governadores, bem como uma disputa chave para Secretaria de Estado e uma medida eleitoral sobre o aborto.

Segundo observadores políticos, as disputas têm um pouco de tudo, incluindo o foco na batalha de poder entre Trump e seu ex-vice-presidente, Mike Pence, que, ao que parece, entrará na luta pela conquista da Casa Branca em 2024.

Das votações que ocorrerão nesta terça-feira, uma das primárias republicanas de maior destaque serão aquelas que definirão os candidatos a governador do Arizona.

A ex-âncora de notícias local endossada por Trump, Kari Lake, que fez alegações duvidosas sobre a eleição de 2020, contra a promotora apoiada por Pence, Karrin Taylor Robson, respaldada por Pence e rotulada de republicana do establishment, são as principais candidatas na disputa.

Uma pesquisa da OH Predictive Insights divulgada em julho dá à porta-estandarte de Trump uma ligeira vantagem.

Também muito disputada será a primária do Partido Republicano para o Senado do Missouri, que atraiu um campo lotado de candidatos.

Os republicanos estão disputando a cadeira do deputado aposentado Roy Blunt.

Enquanto os residentes do Kansas serão os primeiros desde que a Suprema Corte derrubou Roe v. Wade a ter a oportunidade de votar em uma cédula relacionada ao aborto quando decidirem sobre uma emenda constitucional estadual referente ao acesso.

A iniciativa busca derrubar uma decisão da Suprema Corte do Kansas de 2019 que dizia que o direito ao aborto era protegido pela constituição estadual.

Isso daria a esse legislador maior controle sobre o direito ao procedimento médico.

A sentença Roe do Supremo Tribunal de Justiça em 1973 transferiu as decisões sobre o aborto para os estados e desde o retrocesso histórico com sua anulação, em 24 de junho, criou um mosaico de leis que proíbem ou impedirão em breve o pleno direito da mulher sobre seu corpo.

Para alguns analistas, é necessário acompanhar de perto possíveis candidatos em disputas como governadores. Trump está interessado em colocar seus partidários lá porque olhar com uma longa luz para eles resultaria na certificação eleitoral nos estados em 2024.

A pergunta é: O que acontecerá então se o magnata republicano entrar na campanha e continuar, como em 2020, agarrado às falsas acusações de fraude eleitoral?.

jha/dfm/hb

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES