Conforme divulgado pelo escritório da ONU nesta capital, Guterres congratulou-se com o transporte de um carregamento de 26.527 toneladas de milho para o território libanês no âmbito do acordo histórico assinado pela Ucrânia, Rússia e Turquia em 22 de julho.
O chefe da organização multilateral disse que o Razoni é o primeiro cargueiro a deixar um porto ucraniano no Mar Negro desde 26 de fevereiro, como parte do estabelecimento em Istambul do Centro de Coordenação Conjunta para a transferência de grãos e alimentos para os mercados globais.
Sob os auspícios da ONU e a coordenação dos três países, o Centro também abrirá caminho para que alimentos e fertilizantes russos cheguem a todas as partes do mundo com o objetivo de reduzir os preços e evitar a possibilidade da fome atingir milhões de pessoas nos próximos meses.
As autoridades turcas anunciaram o planejamento de mais remessas de grãos nas próximas semanas, de maneira segura e bem-sucedida para que os suprimentos de alimentos necessários façam a diferença.
A Ucrânia e a Rússia respondem por quase um terço das importações globais de trigo e os dois países fornecem mais de 45 milhões de toneladas anualmente, segundo a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação.
Atualmente, cerca de 2,2 milhões de pessoas precisam de apoio urgente para garantir o acesso a alimentos e outras necessidades básicas no Líbano até o final do ano, um aumento de 46% em relação a 2021.
mem/yma/cm