A agência Météo France manteve o alerta laranja, o segundo mais alto, em 26 departamentos, com projeções de 36 graus em Estrasburgo e 38 em Lyon.
De acordo com a fonte, valores incomuns foram relatados esta manhã cedo em várias cidades, incluindo Lyon (26), Nice (27,8), Poitiers (25,7) e Toulouse (25,5).
Nas localidades com maior impacto da ondulação, depois daquelas experimentadas em junho e julho, as autoridades estão instando as pessoas a se manterem hidratadas, refugiarem-se e ficarem atentas aos mais vulneráveis.
Uma massa de ar fresco do norte baixará as temperaturas no oeste do país a partir de hoje, com temporais previstos em várias áreas até o fim de semana.
A onda de calor contínua é uma má notícia para a agricultura e as florestas, que foram atingidas por incêndios florestais nas últimas três semanas, combinados com uma seca intensa.
Na França, todos os 96 departamentos metropolitanos estão em algum nível de alerta devido à escassez de água, mais de 40 deles na fase de “crise”, o que implica em medidas de economia e limitação do uso do precioso líquido em setores prioritários, tais como saúde e consumo humano.
jf/wmr/bm