Hoje é aniversário de um dos nossos escritores mais importantes e queridos: El Chino Heras é vencedor do Prêmio Nacional de Literatura e fundador do Centro e Oficina de Formação Literária Onelio Jorge Cardoso. Um grande abraço, irmão!, disse o dono em sua conta no Twitter.
A partir dessa rede social, a Biblioteca Nacional de Cuba parabenizou o intelectual nascido em Havana em 5 de agosto de 1940, cuja obra exibe altos valores artísticos e estéticos ao mesmo tempo em que prestigia o campo das letras na nação caribenha.
Com importante vocação para o ensino literário, o escritor detém prêmios diversos, como o Prêmio Edição Nacional 2001, a Distinção pela Cultura Nacional e o Prêmio Professor Jovem, concedido pela Associação Hermanos Saíz em reconhecimento ao professor de gerações de contadores de histórias cubanos.
O fundador do Centro de Formação Literária “Onelio Jorge Cardoso”, o único do gênero na região, deixou importantes cadernos, entre eles, A guerra teve seis nomes, Aço, Um fogo limpo, Questão de princípio e Os passos na a grama, esta última menção no concurso Casa de las Américas em 1970.
Em 2019, Heras recebeu a homenagem durante a 28ª Feira Internacional do Livro de Havana.
mgt/chm/ls