A iniciativa de cooperação internacional será implementada em seis municípios do leste da ilha (Buey Arriba, Bartolomé Masó e Guisa, em Granma; Guamá, em Santiago de Cuba; e Baracoa e Maisí, em Guantánamo), e defende práticas sustentáveis de produção.
Representantes de instituições e atores sociais desses territórios debateram o tema na quinta e sexta-feira, que destacaram a importância de uma atividade agrícola que afeta a proteção do meio ambiente.
Da mesma forma, concordaram com o uso da ciência e da inovação para reduzir as pressões da atividade agrícola nos ecossistemas montanhosos e pré-montanhais do leste de Cuba, por meio da conservação da biodiversidade e do uso sustentável dos recursos naturais e da implementação do manejo integrado da paisagem abordagem.
A iniciativa faz parte de um esforço conjunto da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, Ministério da Agricultura, Ministério da Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente, Fundação Antonio Núñez Jiménez para a Natureza e o Homem e o Instituto de Pesquisas Agroflorestais.
car/kmg/yag/ml