Sob a direção do dramaturgo Huberto Llamas, a peça será encenada no dia 13 de agosto às 20h30, hora local, no município de Havana de Arroyo Naranjo, por ocasião do 96º aniversário do grande líder revolucionário.
Segundo Llamas, a peça incorpora elementos contemporâneos em seu renascimento e se alimenta do virtuosismo de jovens talentos que tanto o entusiasmaram e o motivaram à aventura criativa.
Os espectadores vão perceber o coração dos artistas, a maestria de sua expressão corporal e o amor que colocam na arte, disse o diretor.
Por sua vez, os intérpretes manifestaram sua motivação para mostrar a Santa Camila do século XXI, depois que a personagem foi objeto de estudo durante sua formação no Instituto Superior de Arte.
Em fevereiro passado, o Teatro Nacional de Cuba recebeu a peça em modo de zarzuela com direção musical do maestro Miguel Patterson, libreto da dramaturga Isabela Pérez e música do compositor e pianista Eralys Fernández.
Estreado em 1962, Santa Camila de La Habana Vieja está entre os textos essenciais da dramaturgia cubana contemporânea e é um dos papéis mais requisitados do teatro cubano.
jha/yrv/hb