O Veículo Lançador de Pequenos Satélites SSLV-D1 da ISRO estava carregando um satélite de observação da Terra EOS-02 e um AzaadiSAT feito por estudantes.
Seu desempenho foi o esperado até que alguma perda de dados ocorreu na fase final do voo, disse o presidente da ISRO, Sreedhara Panicker Somanath, à agência de notícias Press Trust of India minutos após o lançamento espacial.
“A primeira etapa funcionou e separou, a segunda e terceira etapas também e na fase terminal da missão houve algumas perdas de dados e estamos analisando para informar sobre o status dos satélites e o desempenho do veículo em breve”.
O Satélite de Observação da Terra-02, que transporta o Veículo Lançador de Pequenos Satélites, é um dispositivo experimental de sensoriamento remoto óptico de alta resolução espacial, pertencente à série de microssatélites.
Enquanto isso, o AzaadiSAT de oito quilos foi construído por 750 alunos de 75 escolas públicas em áreas rurais de todo o país para comemorar o 75º aniversário da independência da Índia e transporta 75 cargas diferentes de 50 gramas cada.
O grupo de estudantes Space Kidz India também desenvolveu o sistema terrestre que será usado para receber dados do satélite, em um projeto que visa fomentar o pensamento científico e criar oportunidades para a pesquisa espacial como carreira entre os jovens indianos.
O foguete SSLV-D1 consiste em três estágios de combustível sólido e um quarto estágio com um módulo de ajuste de velocidade baseado em combustível líquido para injeção precisa de pequenos satélites.
Com 34 metros de altura e pesando cerca de 120 toneladas, a espaçonave tem uma capacidade de carga útil de 500 kg e voou por céus nublados e chuvosos para injetar as duas cargas na órbita baixa da Terra.
jha/abm/hb