23 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Encerra na Colômbia encontro de celebração sobre Fidel Castro

Colombia-jornada-académico-cultural-Fidel

Encerra na Colômbia encontro de celebração sobre Fidel Castro

Bogotá, 13 ago (Prensa Latina) A jornada acadêmico-cultural para comemorar os 96 anos do líder histórico da Revolução Cubana, Fidel Castro, termina hoje na Colômbia com um encontro entre amigos que admiram a vida e a obra do grande estadista.

Desde terça-feira passada, membros do Movimento Colombiano de Solidariedade a Cuba, políticos, artistas, cubanos residentes neste país, bem como membros da missão estatal da ilha, participaram nestes eventos sob o nome Fidel entre nós.

Estudantes e graduados da Escola Latino-Americana de Medicina, acadêmicos como Jairo Estrada e Josué Otto de Quesada, a senadora do Pacto Histórico, Gloria Flórez, o secretário-geral do Partido Comunista Colombiano, Jaime Caicedo, entre outros, participaram desses dias em que falaram sobre diversos temas.

O bloqueio econômico, comercial e financeiro contra Cuba imposto pelos Estados Unidos, as experiências dos jovens que se formam como médicos na ilha, a paz, o ar da integração latino-americana, o papel da mulher na maior das Antilhas, questões todas em cuja transversalidade é essencial a obra e a vida de Fidel.

Ontem, os presentes puderam apreciar e debater o filme El Mayor, do diretor cubano Rigoberto López, que aborda a figura do herói camagüeiano Ignacio Agramonte, sua luta pela independência cubana e seu caso amoroso com Amalia Simoni.

A apresentação deste filme serviu para compreender o legado das lutas contra o domínio espanhol que acenderam a chama da liberdade em Cuba, tomadas no século XX por Fidel Castro, que com seu ilustre pensamento e a luta contra a ditadura de Fulgêncio Batista, liderou ao triunfo de 1 de janeiro de 1959.

O espaço foi propício para expressar solidariedade ao governo e ao povo de Cuba diante da tragédia causada pelo grande incêndio na base do superpetroleiro na cidade de Matanzas.

Além disso, reiterar a retumbante rejeição ao bloqueio estadunidense que tenta destruir a Revolução Cubana tornando cada vez mais difícil a vida na Ilha.

Hoje, 13 de agosto, encerra-se o dia de celebração e análise que foi organizado pela cátedra Fidel Castro com a colaboração de grupos e indivíduos solidários.

Música, poesia e uma pequena feira para mulheres empreendedoras também animaram esses dias de lembrança, celebração e aprofundamento do pensamento da líder cubana.

jha/otf/ans

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES