O anúncio foi feito por fontes de grupos de amizade, que se unem à colaboração neste sentido da Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (Aecid).
O Partido Comunista das Astúrias, em coordenação com a Associação Cien x Cien Cubanos e o Hospital Valle del Nalón, também nas Astúrias, entregou uma doação com mais de 340 quilos de material de primeiros socorros, medicamentos e produtos de saúde.
Prevê-se que nas próximas horas a carga chegue à ilha, por via aérea, com base na coordenação realizada com a companhia aérea espanhola Iberia.
A cidadã cubana, Bárbara Marín, presidente da Associação Cien x Cien Cubanos das Astúrias, entregará a carga, em nome de todas as pessoas que contribuíram para este embarque.
Da mesma forma, o projeto “Hormigas solidarias, rompiendo el Bloqueo a Cuba” (Formigas solidárias, rompendo o bloqueio a Cuba) foi agregado a instituições de saúde, juntamente com várias associações, partidos políticos e cubanos residentes em diferentes cidades da Espanha, que uniram seus esforços econômicos para garantir o embarque da carga.
Segundo a fonte, foram efetuados importantes contributos de medicamentos, bem como transferências para a conta aberta pelo Banco Financeiro Internacional, que ultrapassam os 14 mil euros.
Além disso, destacam-se as campanhas promovidas pelo Partido Comunista da Espanha e pela Esquerda Unida com o envolvimento de estruturas a nível regional e provincial.
Da mesma forma, o Movimento Estatal de Solidariedade com Cuba, a Geminação Nou Barris-El Cerro, Defencem Cuba, a Associação de Amizade com Cuba “Miguel Hernández” de Alicante, o Comitê de Solidariedade com a América Central de El Prat, Mollet amb Cuba, o Casal de L’Alba da Catalunha.
Outros participantes foram a Casal d’amistat Catala Cuba em Barcelona, a Associação Valenciana de Amizade com Cuba “José Martí” e a Casa da Amizade com Cuba em Lleida, a Associação de Amizade Lázaro Cárdenas em Gijón, a Associação Paz e Amizade em Avilés, entre outros.
A operação lançada pelo Escritório de Ação Humanitária da Aecid no início desta semana prevê mais de 27 toneladas de ajuda no valor de 80.000 euros, divididas em dois embarques aéreos para Cuba.
Lembrou que o grave incêndio na base de combustíveis de Matanzas (Cuba) começou em 5 de agosto e especificou que com o envio de medicamentos e suprimentos médicos, a Espanha responde ao apelo feito pela Embaixada de Cuba na Bélgica e perante a União Europeia , em agosto 6.
oda/ft/cm