A agência recomendou extrema cautela para possíveis deslizamentos de terra, subida de rios, inundação de áreas baixas, rajadas de vento, tempestades e tornados.
De acordo com o JMA, as chuvas em algumas cidades da prefeitura excederam 40 milímetros por hora, enquanto o Observatório Meteorológico do Distrito de Sapporo registrou um total cumulativo de 226 milímetros em Imakane-cho. Devido à deterioração das condições climáticas, a prefeitura mais setentrional do Japão ordenou a evacuação de cerca de 7.933 pessoas em seis municípios.
As autoridades locais informaram que o sedimento foi derramado na Rodovia Nacional Nissho Pass, cidade de Hidaka, causando o encalhamento simultâneo de cerca de 20 carros. Além disso, houve uma queda de energia elétrica na cidade de Setana.
A frente de precipitação que se estende do sistema de baixa pressão está avançando para o sul, o que significa que o clima instável permanecerá no norte do país e também alcançará as regiões de Hokuriku, Tohoku, Chugoku e parte de Kyushu.
Por outro lado, são previstas altas temperaturas para as partes central, oriental e ocidental do arquipélago.
acl/lcp/bm