De acordo com o Instituto Francês de Opinião Pública (IFOP), uma pesquisa mostrou que apenas um em cada quatro entrevistados está satisfeito com o trabalho do governo em segurança, enquanto em 2018, quando Macron iniciou seu primeiro mandato, 41% tinham esse critério, e 31%, um ano antes de sua reeleição em abril.
Por tópicos, apenas na luta contra o terrorismo o chefe de Estado recebeu uma avaliação favorável, com uma reprovação acentuada na manutenção diária da ordem e no combate à criminalidade e aos chamados rodeios urbanos, corridas e manifestações ilegais de carros e motos em via pública.
A segurança continua sendo o calcanhar de Aquiles do presidente e do governo, disse o diretor-geral do Departamento de Opinião do IFOP, Frédéric Dabi, citado pelo semanário Le Journal du Dimanche.
A própria mídia divulgou hoje uma pesquisa do instituto que atribui ao presidente uma queda de um ponto em sua popularidade em agosto em relação a julho, ficando em apenas 37%.
Na pesquisa do IFOP, pela primeira vez, o presidente recebeu uma opinião negativa de todas as categorias da sociedade consideradas, incluindo jovens, maiores de 65 anos, altos dirigentes e lideranças empresariais.
“O nunca visto para um chefe de Estado reeleito”, alertou Dabi.
ode/wmr/hb