5 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Organista francês Thomas Ospital oferece concerto na Colômbia

Organista francês Thomas Ospital oferece concerto na Colômbia

Por Odalys Troya

Bogotá, 26 ago (Prensa Latina) poder desfrutar hoje na Catedral Primaz.

Esta tarde, a Orquestra Filarmônica de Bogotá e o francês Thomas Ospital, um dos mais prestigiosos organistas, se reunirão na emblemática igreja da capital, sob a regência do maestro cubano José Antonio Méndez.

Em entrevista à Prensa Latina, Ospital, que é proprietário do Grande Órgão da Igreja de Santo Eustáquio em Paris desde 2015, expressou sua alegria por retornar à capital colombiana, onde há alguns anos esteve em recital sozinho no encerramento do Ciclo de Bach em Bogotá, nesta mesma igreja, localizada na Praça de Bolívar.

“Agora é um concerto com a Orquestra Filarmônica de Bogotá, onde realizaremos o Concerto nº 2 para órgão e orquestra Op. 177 de Josef Rheinberger”, explicou.

Vencedor de vários concursos internacionais, Ospital garante que não pensa muito em reconhecimento:

“Vivo minha vida de músico, com muita alegria, fazendo o que amo, que é tocar música, fazer música , gostando, e tenho essa sorte e quero dividir essa alegria com o povo”, expressou no intervalo do ensaio.

Sobre suas primeiras aproximações a este instrumento musical, considerado um dos mais antigos do mundo, lembrou que se poderia dizer que foi de repente.

“Fui acompanhado Eu estava ouvindo meu pai que cantava em um coro paroquial na minha cidade no País Basco da França e de repente vi alguém tocando órgão. Teve uma mágica, deve ter sido o Cupido que me mandou uma flecha, mas de repente eu fiquei totalmente apaixonado pelo instrumento”, narrou.

Ele disse que era uma atração física e musical e desde então queria tocar o órgão, instrumento que tem um repertório substancial, com mais de 500

anos. Logo pôde receber aulas no Conservatório Regional de Bayonne, no sul da França, e depois foi para o Conservatório Superior de Paris, onde estudou Órgão , Composição e Improvisação.

Thomas Ospital, aos 19 anos, foi o vencedor do 1º Concurso Internacional de Órgão de Saragoça, tendo posteriormente participado em vários outros concursos, sempre com resultados notáveis.

“É sempre uma experiência muito importante. Quando o músico tem que tocar em público, ele tem que ser o melhor naquele momento: estresse, saúde, tudo isso não existe, e fazendo essas competições você aprende a fazer porque você prepara um programa durante meses e tem para executá-lo de uma vez, no momento certo”, explicou.

Sobre o órgão da Catedral Primaz de Bogotá, assegurou que é fabuloso, é do século XIX, de uma manufatura basca que depois foi totalmente reformada

Considerado “o rei dos instrumentos”, é um dos maiores, e o artista não o leva para seus shows porque a maioria é feita para ficar permanentemente, geralmente em igrejas

O trabalho como organista é viajar de cidade em cidade, tocando órgãos diferentes, às vezes antiguidade de 400 anos, outras totalmente novas e você tem que amar essa paixão, descobrir o instrumento a cada vez, enfatizou.

“Eu amo essa parte do meu trabalho porque você sempre toca um pouco de história. Por exemplo, além de alcançar a música de um instrumento importante, você o faz em lugares maravilhosos, como nesta catedral de Bogotá, ou seja, você está em contato com a história e a cultura de um lugar ou de um país”, disse A Imprensa Latina.

Sobre o concerto sob a direção do diretor cubano Méndez, disse que se sentiu muito feliz porque, embora não se conhecessem, desde o primeiro ensaio, há apenas dois dias, a conexão foi muito fácil, como com a orquestra

, você não dá uma alma especial, não é interessante. Temos que fazer muito para deixar a música interessante e a conexão foi muito fluida, não tivemos que dizer aqui que vamos fazer isso ou aquilo, foi tudo muito natural, nos entendemos com a música”, destacou. Thomas Ospital afirmou que o órgão é um instrumento O único que preenche todos os espaços e tocá-lo é uma experiência física porque põe todo o corpo para viver

O artista francês, também apaixonado pela Espanha, exortou o povo de Bogotá a aproveitar o concerto desta tarde, pois é um momento único.

“Tocar um concerto com órgão não se faz todo dia. Tem que ter uma boa orquestra, um bom órgão e um lugar onde eles possam tocar juntos, porque tem lugares onde há muita distância entre o instrumento e a orquestra e nesta catedral estão todas as condições”, exortou o destacado organista francês.

rgh/otf/ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES