Luanda, 27 ago (Prensa Latina) Angola inicia hoje os serviços fúnebres do ex-presidente José Eduardo dos Santos, cujo funeral contará amanhã com a presença de delegações governamentais de alto nível de diversos países.
Nas primeiras horas da manhã, o caixão será transferido da residência da família, no bairro Miramar da capital, para a Praça da República, junto ao Memorial Dr. António Agostinho Neto, explicou o ministro da Administração do Território, Misericórdia Lopes.
O local estará aberto este sábado para a entrada gratuita da população, disse o porta-voz da comissão responsável pelos funerais do Estado.
A cerimônia de sepultamento, neste domingo, 28 de agosto, contará com a presença de vinte delegações estrangeiras, principalmente de outras nações africanas; assim como de Portugal, Cuba, Timor Leste e República Árabe Saaraui Democrática, indicou.
Dos Santos morreu aos 79 anos, a 8 de julho, num hospital de Barcelona, Espanha, e os seus restos mortais chegaram a esta capital a 20 de agosto.
Durante 38 anos ocupou o cargo de chefe do Estado e do Governo, após assumir a responsabilidade em setembro de 1979 após a morte de Neto, o primeiro presidente de Angola.
ro/mjm/ans
PL-9
27-08-2022T01:08:12