25 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Carta do México evidenciou unidade em Cuba

Carta-Mexico-300x225

Carta do México evidenciou unidade em Cuba

Havana, 30 ago (Prensa Latina) A assinatura da Carta do México em um dia como hoje em 1956 entre o Movimento 26 de julho (M-26-7) e o Diretório Revolucionário, evidenciou a necessidade de unir forças para derrubar a tirania de Fulgencio Batista (1952-1958).

O líder histórico da Revolução Cubana, Fidel Castro, e o então dirigente máximo do Diretório Revolucionário 13 de Março, José Antonio Echeverría, assinaram naquele país o documento que constituiu uma arma de unidade entre as duas organizações.

No encontro, Fidel e Echeverría coordenaram planos com o objetivo de enviar uma expedição a Cuba e iniciar uma guerra de guerrilha nas montanhas, com o apoio de um levante armado que ocorreria em diferentes cidades da ilha caribenha para derrubar Batista.

A histórica Carta reafirmou “a palavra de ordem de unir todas as forças revolucionárias, morais e cívicas do país, os estudantes, os operários, as organizações juvenis e todos os homens dignos de Cuba, para que apoiem esta luta, que se firma com a decisão de morrer ou triunfar”.

Da mesma forma, concordou que ambas as organizações se uniriam “com o propósito de derrubar a tirania e realizar a Revolução Cubana”.

Afirmou “que a Revolução chegará ao poder livre de compromissos e interesses, para servir a Cuba, em um programa de justiça social, liberdade e democracia, respeito às leis justas e reconhecimento da plena dignidade de todos os cubanos (…)”.

A Carta ou Pacto do México demonstrou a vontade de luta e unidade revolucionária entre duas forças que aspiravam a um país sem vínculos ou dependências estrangeiras.

acl/yaa/hb

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES