O semanário digital El Siglo publicou um artigo no qual ecoa o apelo dos líderes sociais para que realizem os últimos dias da campanha com energia, entusiasmo e dedicação, evitando cair em provocações e atitudes hostis ou negativas.
A nota, intitulada “Alegria, otimismo, acima do medo e do pessimismo”, detalha as atividades realizadas nas últimas horas pelos comandos da Aprovação e convida a grande cerimônia de encerramento da campanha na próxima quinta-feira, às 17h, hora local.
O jornal El Mostrador tem na primeira página uma obra do teólogo chileno Jorge Costadoat, que garante que o plebiscito de domingo é um bom sinal porque fortalece a democracia no país e cria condições para canalizar as demandas por justiça.
“A democracia inclusiva e igualitária que o país está forjando dependerá do amadurecimento de jovens e adultos que devem entender que algo novo nasce”, disse o autor do texto.
No próximo domingo, mais de 15 milhões de chilenos são convocados às urnas para decidir se aprovam ou rejeitam o novo texto constitucional, que deve substituir o vigente desde a ditadura militar (1973-1990).
O jornal El Mercurio publicou nesta terça-feira trechos de artigos da mídia internacional, como a revista britânica The Economist e o jornal norte-americano The Wall Street Journal, nos quais pedem aos chilenos que rejeitem o projeto de Constituição.
O diário também admite que inúmeras personalidades, acadêmicos, artistas e lideranças sociais se manifestaram a favor de uma nova Lei Básica que responda à crise do aquecimento global, da insegurança econômica e promova o desenvolvimento sustentável.
mgt/car/eam/ls